É a última do mês, galera, aproveitem.
ps: Horário de verão aqui. Diferença de fusos foi pra +5h em relação a Brasília.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Harmless lies
domingo, 30 de março de 2008
Pensamento do dia:
Odeio professores de idiomas que não sabem motivar os alunos.
Agente tem q ter todo o trabalho de pensar na argumentação.. isso da preguiça de fazer a tarefa.
O que eles têm contra o bom e velho "traduza as frases abaixo"? onde foi parar o "preencha as lacunas com a forma verbal adequada"??
(a respeito da redação em francês que eu deveria estar fazendo, em que na posição de ministro francês deveria propor um projeto de lei para a França. "Você deve tentar satisfazer a todos", diz ainda o enunciado ¬¬)
Coleção de copos
quinta-feira, 27 de março de 2008
terça-feira, 25 de março de 2008
Cabides
Tenho muitas fotos e histórias pra contar de Londres, mas estou sem tempo pra contar tudo. Tenho mais o que fazer (estender roupa, por exemplo). Há de vir, quando for a hora.
Então vamos lá pessoal, fica aberta a enquete: quantas meias tem nesse magnífico arranjo personalizado?
(resposta na próxima edição)
segunda-feira, 24 de março de 2008
24 mars
Feliz aniversário pra mim; acabei de chegar de Londres, que foi nota 10, e são cinco pras onze. Vou deixar as várias histórias pra contar depois, acompanhadas das fotos -- é uma pena, pois eu queria escrever tudo antes que esqueça dos detalhes -- mas acontece que eu tenho uma porrada de tarefa de casa pra amanhã cedo, e eu pretendo fazer.
Então boa sorte pra mim, e au revoir.
quinta-feira, 20 de março de 2008
Pra você, DEZESSEIS! - SC#16
quarta-feira, 19 de março de 2008
Sim, é a foto da mesma janela do meu quarto, que postei quando cheguei há pouco mais de um mês, mas como está mais bonito agora resolvi colocar denovo. No parapeito, leite e margarina.
A primavera começa amanhã, ou algo assim.
Ontem teve uma apresentação de circo aqui na escola, feita pelos alunos, apresentada num dos anfiteatros. Foi animal. Pra começar, música ao vivo, com piano, flauta, trombone, violão, violino, violoncelo... teve até um número estilo STOMP. Alto nível mesmo. Os alunos aqui realmente se engajam em muitas atividades, muito variadas, e os resultados são muito bons.
Acho que uma diferença com relação à Poli USP no Brasil é que aqui praticamente todo mundo participa bastante dessas coisas, enquanto lá (aí?) muita gente só vai pra aula e volta pra casa. Claro que aqui agente mora num campus isolado de tudo, acho que isso ajuda.
Mas como nem 10% do meu público está interessado nessas comparações, como mostram as pesquisas de opinião, eu paro poraqui. Vou planejar alguns detalhes da viagem a Londres do próximo fim de semana ;)
terça-feira, 18 de março de 2008
Maratoma
Querido dinoBlog, hoje vou contar um pouco sobre a I Maratomba, organisada pelos brasileiros no domingo. Antes do fim do post, os leitores estarão mais informados sobre o porque deste recorde de dias sem notícias poraqui.
Regras:
-> A prova consiste em n=6 pontos;
-> A informação de onde é o ponto i+1 é dada no ponto i, para todo i menor ou igual a 5;
-> A largada é no primeiro ponto e o enésimo ponto é a chegada;
-> Em cada ponto, o competidor deve beber dois copos de cerveja e uma dose de destilado;
-> Cada participante deve carregar consigo uma vassoura durante toda a prova. Após beber em cada ponto, deverá dar duas voltas em torno de sua vassoura, com a cabeça encostada na ponta da vassoura;
-> O participante que vomitar durante a prova é desclassificado.
Prêmio:
-> A fantástica coleção de copos de cerveja do Fou, veterano que está voltando pro Brasil mês que vem.
Talvez já tenham adivinhado que participei. Quem conhece meus 57 Kg deve supor que não foi uma idéia brilhante, e os que já me viram depois de duas latinhas de cerveja têm certeza... mas não vou dizer muito mais além de que depois desta competição inusitada, meio dia do domingo, passaram-se 20 horas antes que eu saísse de casa denovo.
Depois dizem que os 400m "dá barato". Fracos.
Após mais de um ano na equipe de atletismo da poli, confesso que como primeira vitória individual foi um tanto inusitado.
Ah, sim... eu ganhei... Quando eu tiver uma foto do meu prêmio, que ainda não fui buscar, eu posto aqui pra vocês. Aparentemente me empolguei tanto com a corrida que me esqueci de passar mal (só enquanto durou a prova, é claro).
Foto: Durante a prova. Detalhe para short colado, uniforme poliatletas. Fui com a regata, mas não me deixaram correr "sem a camiseta do evento"...
sexta-feira, 14 de março de 2008
#15
Okey, okey, não se passou comigo. Mas é baseada em fatos reais, contados pelos brasileiros que foram nas catacumbas ontem. Não é um morador, é claro, mas conta-se que o cara tinha mesmo um mapa tatuado na barriga (e costas).
Se não entendeu do que se trata, digite "catacombs paris" na wikipedia. Ou no youtube, como preferir...
quarta-feira, 12 de março de 2008
terça-feira, 11 de março de 2008
Atletismo
(clique nas tabelas pra ver maior)
Pra que ninguém fique boiando, é uma compilação-comparação dos recordes de atletismo da Poli (-técnica da USP) e da Poly (-technique da França).
Eu diria que deu Poli nos saltos, arremessos e provas femininas, enquanto a X dominou as corridas no masculino. Vale ressaltar que Poli ficou com os dois discos, sendo que o treinador da escola francesa, Frederic Selle, é tri-campeão francês de lançamento de disco (melhor marca 62,96m, 1989). Xupa.
Aos interessados que entrarem em contato, que imagino que não devam ser numerosos (sim, sim, tirinha, eu sei...), posso enviar o top 10 da Poli (10 melhores resultados em cada prova) além de otras cositas más.
"E dá-lhe PO-LEEEE..."
PS. terminei Methaphysique des Tubes (Amélie Nothomb). Muito bom. É um romance. (Não custa avisar...)
Divirta-se
Em uma biblioteca, n livros estão expostos em uma prateleira, distribuídos aleatoriamente. Entre estes n livros, k são do mesmo autor A. Calcular a probabilidade que ao menos p livros de A se encontrem lado a lado, para n=20, k=5 e p=2.
Adendo: Calcular a probabilidade de acertar a resposta por acaso, ao chutar um número entre 0 e 1.
domingo, 9 de março de 2008
Matemática Aplicada
E não duvidem, galera. O pior é que a melhor cena ainda veio depois, com o coreano indo pra lousa fazer o exercício seguinte, mas é simplesmente indescritível por meio de uma tirinha e muito complicado pra narrar tudo, então vou ser egoísta e guardar pra mim =D
Ah, e isso é o que eles chamam de matemática "aplicada". Tem também uma aula de "matemática", assim mesmo, sem adjetivo nenhum. Mais pura impossível. Fica pra uma próxima oportunidade ou, melhor ainda, pra imaginação de vocês.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Bandejão
Já comentei antes que o restaurante daqui se chama Magnan (leia-se /manhã/ ou /manhõ/ ou alguma coisa entre essas duas), mas hoje apresento-lhes uma tabela comparativa com o bandex uspiano.
É o único restaurante na escola e tirando o restaurante que fica no pé da Grande Escada Gigante, em Lozère, é o único restaurante num raio de no mínimo 10 km. Mas é barato e dá pra comer bem. Vale comentar, também, que quanto à comida da janta, trata-se da do almoço, requentada.
quarta-feira, 5 de março de 2008
Jardin des Tuileries
Amanhã tem a segunda saída cultural obrigatória em Paris, dessa vez no Quartier Latin, onde ficam muitas universidades e grandes écoles, inclusive a Mines de Paris e a Sorbonne, que apesar de muito conhecida no exterior descobri que na verdade os estudantes de lá não têm muito prestígio não. É fácil de entrar, é adm logo fácil de sair, e todo mundo sabe disso. A Polytechnique aliás ficava lá também. A X ficava no centro de Paris há uns 30 anos atrás, quando foi transferida pra um campus novo, na periferia da metrópole; sounds familiar (para politécnicos uspianos)? Existe também uma "maison des x" (casa dos polytechnicos), mas ainda não descobri o que é.
Voltando à visita obrigatória, me admiro que alguns chineses tenham faltado na última, a tal que começou em Tuileries, haja visto que trata-se de uma manhã sem aulas, em que vamos à Paris com um guia especialista em história parisiense de graça só pra nós. Ah, e "obrigatória" significa efetivamente que a presença não é facultativa.
Té mais galera...
terça-feira, 4 de março de 2008
Hemisfério Norte
São as pequenas coisas que nos deixam mais desconcertados. Portas que abrem pra fora, duchas que temos que segurar na mão durante o banho, folhas de caderno sem margem nenhuma, redemoinhos de privadas que giram ao contrário, lua minguante em forma de C, janelas com "vista sul" em vez de "vista norte"... É um mundo selvagem, meus caros. É o Hemisfério Norte.
Sabiam que aqui eles usam um espaço antes de dois pontos, ponto-e-vírgula, interrogação e exclamação?
Cara, isso me deixa maluco. Imagina ? Escrever assim : que regras bizarras ! São os erros mais comuns nas tarefas que eu entrego.
É com essas pequenices que eu não consigo me acostumar.
domingo, 2 de março de 2008
Louvre
O Louvre é um dos maiores museus do mundo... e é grátis todo primeiro domingo de cada mês. A foto acima é uma visão de 180 graus de dentro daquela pirâmide de vidro (precisa de um pouco de imaginação pra entendê-la... lembre-se, 180 graus).
Lá você encontra esculturas e artefatos gregos, persas, fenícios, de toda aquela galera da antiguidade mesopotâmica, coisas egípcias, notadamente tumbas, pinturas medievais, renascentistas, romantistas, realistas, até século 19 das escolas francesa, italiana, espanhola, flamenga, holandesa, uma parte sobre a história do louvre, a decoração do apartamento de Napoleão III e certamente muito mais.
Tem a Mona Lisa, a Vênus de Milo e mais umas coisas famosas também é claro.
À noite comi em um restaurante chinês muito bom e não muito caro perto da praça Luxemburgo =)