sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Energia nuclear

Por falar em energia nuclear, aí vai um mapa de 2007 que mostra a localização das usinas nucleares existentes no mundo.

Cada usina é algo como 1GW de potência na saída. O consumo mundial de energia (total, não só elétrica) é por volta de 2,3 kW por pessoa na média, então uma usina equivale a uma Florianópolis (~400 khab).

Eu digo uma Florianópolis, mas é apenas pelo número de habitantes. Se instalássemos uma usina nuclear de 1GW perto de Floripa, ela alimentaria muito mais do que só Floripa, por pelo menos 3 motivos:

1) Os 2,3 kW/pessoa se referem a todo o consumo de energia, incluindo por exemplo a gasolina (álcool, diesel) que a galera coloca no tanque do carro. A usina nuclear produz eletricidade, e o consumo de eletricidade corresponde a apenas um terço do que a gente usa (numa média global). A central alimentaria portanto 3 Florianópolis em eletricidade, mas elas ainda dependeriam de combustíveis para transporte e aquecimento.

2) A média 2,3 kW/pessoa é uma média mundial. O Brasil está abaixo, lá pelos 1,6 kW/pessoa, principalmente pelo fato de que precisamos menos de aquecimento, que é um gasto importante em lugares mais frios. Nos EUA o consumo médio passa de 10 kW/pessoa.

3) Tinha um terceiro ponto, mas que agora eu esqueci... vou jantar e outro dia eu venho desenvolver mais o assunto :)

PS. Você pode estar se perguntando quantas usinas nucleares existem no mundo. A resposta eu não sei, mas não deve ser difícil de achar, posto um outro dia. Mas eu sei que a produção mundial é por volta de 800 GW, o que me leva a crer que há por volta de 800 usinas. O nuclear corresponde a 5% dos 16 TW mundiais de energia consumida.

2 comentários:

LML disse...

http://www.iaea.or.at/programmes/a2/

436 em operação com capacidade de 370.260 GW
5 em processo de fechamento
53 em construção


O que me foi dado em aula é a parcipação nuclear cresceu loucamente até a década de 90, quando praticamente estancou, e voltou a crescer nos últimos anos.

Em dados do ano 2000, energia nuclear correspondia 16,9 % da energia elétrica gerada mundialmente.

dinosaulo disse...

Puts, daqui a pouco vou ter que me aposentar como blogueiro haha!

Mas acertei duas coisas, o tamanho de uma usina (1GW) e a proporção de mais ou menos um terço entre energia elétrica e energia total consumidas (5% total corresponde a 16,9% da elétrica).

O erro de 370 GW para 800 GW provavelmente tem a ver com a forma de contar. Você pode contar a energia elétrica que sai ou o calor total produzido, pode incluir ou não o fator de carga (tempo que a usina fica parada para manutenção e/ou recarga) e até perdas na rede e tudo o mais. Por isso os dados são tão confusos.