sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Energia e meio ambiente


Esse é o nome de outra matéria que eu tenho, ontem foi a segunda aula.

A primeira aula me pareceu promissora: foi falado sobre o problema do petróleo e de outras fontes de energia fóssil e sobre o aquecimento global. A questão da escassez de urânio não foi tratada, o que eu notei, mas deixei passar, afinal era só a primeira aula e eu fiquei contente quando ele disse que não ia ter prova calculatória no final do semestre, o que é um grande passo adiante.

Hoje o passo adiante foi mais longe, com uma aula em que fizemos cálculos simples baseados em conceitos físicos simples para entender ordens de grandeza em energia e potência. O objetivo é ter uma intuição do que significam números como 1kWh, 1 joule ou 800kcal (energia alimentar de um hamburguer), a que corresponde uma barragem hidroelétrica ou uma central nuclear, etc. Perceba que esse é o tipo de conhecimento vital para um engenheiro e mesmo para um pesquisador, mesmo que seja um pesquisador de física fundamental, mas como na formação passada o foco sempre foi a matemática, dando pouca importância às aplicações numéricas, esse curso foge um pouco da parte algébrica para trabalhar a intuição.

Por outro lado a apresentação se mostrou estranhamente favorável à energia nuclear, não tocando em nenhum dos pontos delicados da tecnologia que fornece 79% da eletricidade consumida na França, e fazendo comparações esdrúxulas do tipo "1kWh equivale a 10 toneladas de água caindo de 40 metros ou, apenas, 10 mg de urânio". Não tem nada de errado em dar a informação, mas a forma como foi dito, e ainda completamente fora de contexto, somado a outros episódios, pareceu uma tentativa de lavagem cerebral a favor da política energética francesa.

3 comentários:

Leonardo disse...

aparentemente isso é generalizado aqui nas Écoles françaises...muitos franceses se consideram super "écolos" pois a nuclear nao gera nada de CO2...uma comédia...

Gabriel disse...

E o que eu acho mais irônico é que essa é uma aula de "Energia e Meio Ambiente" que sutilmente fala mal das energias renováveis...

LML disse...

Eu fiz uma matéria sobre reatores nucleares no IPEN e sou convertido. Nuclear é, de fato, bom pra burro. O "lixo atomico" é um paralelepípedo de 50cm x 50cm x 4m que vc joga em uma piscina a cada 20 anos. Essa história das X gramas de urânio suprem a cidade Y por Z anos é, porém, a parte mais irritante dos nuclearófilos.