segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

La Kès


Uma coisa que eu achei bem diferente aqui na X com relação à Poil é a Kès. A Kès é como se fosse o grêmio, a entidade que representa os alunos. O nome é mais uma dessas palavras do jargão da X, que se for falada lá fora ninguém vai conhecer, ou seja, não é bom francês (existe até mesmo um "Dicionário do Jargão da X", à venda na fnac.com por €14,25, mas isso é outra história).

Em todo caso, o nome derivou de caisse, a caixinha dos alunos, pois inicialmente (data de1804) existia para ajudar os alunos em dificuldade com dinheiro recolhido de todos os alunos, através da "cotização". Até hoje todos os alunos pagam 40 euros mensais para a Kès, e uma parte desse dinheiro ajuda a pagar (inclusive) as bolsas dos alunos estrangeiros. Pagar 40 euros para o "grêmio" todo mês pode parecer um absurdo, mas lembre-se que aqui todos ganham para estudar, seja pela bolsa (estrangeiros) ou pelo soldo (pois é uma escola militar). Além disso se você não pode pagar não há problema, basta conversar com os kèssiers (alunos da gestão da kès). Aparentemente é possível fazer um empréstimo de até 500 euros por um ano, sem juros, sem dar qualquer explicação formal.

Mas é claro que esse dinheiro sobra. Sobraria. Ele é usado para financiar os binets (de que falei um pouco no final de um post de abril) e realizar diversas atividades dos alunos.

Mas o que realmente é diferente é a campanha para as eleições. A foto mostra o grand hall, que é normalmente vazio, com os stands das 3 listas candidatas deste ano: Keszino, L'Auberge Kespagnole e KroKesdile (desde 1977 as listas kès são um jogo com a palavra kès). Na luta por votos os aspirantes a kèssier buscam patrocínios de empresas para bancar uma campanha excepcional durante uma semana: nintendo wii, comida de graça, camas elásticas, café da manhã levado no quarto, hidromassagem, bungee jump, intervenções engraçadas durante as aulas, soirées open bar...

Pena que a campanha acabou na sexta passada. A votação foi hoje, e o resultado foi apertadíssimo! O segundo turno será na quarta-feira, depois do debate de amanhã entre as duas listas que tiveram mais votos. Com a respectiva quantidade de votos, the winners are...

La Krokesdile et l'Auberge Kespagnole

Krokesdile : 148
Auberge Kespagnole : 184
Keszino : 139

Nenhum comentário: