segunda-feira, 24 de novembro de 2008

QDJ


Não há como fugir: É uma escola de nerds. Muitos gostam de se enganar e dizer que não são nerds, que fazem coisas legais, esporte, música, que na verdade não gostam de estudar e não entendem o que os trouxe a uma escola com tanta matemática (bléh, matemática!) ... mas nada pode mudar os fatos, e aqui a nerdice é um fato.

É por isso que no site da escola (na verdade, o site dos alunos da escola, chamado Frankiz), no canto direito se encontra uma coisa que eu vou chamar de um jogo, por falta de palavra melhor. Nem procure, só é acessível após se identificar como aluno.

Trata-se da Pergunta Do Dia (QDJ em francês). A cada dia tem uma perguntinha cretina e duas possibilidades de resposta. É quase sempre de um jogo de palavras, de qualidade variável. Aí você clica em uma das respostas (a vermelha ou a amarela) e vê como está o resultado.

Ok, e onde está o "jogo"?

Acontece que é possível ganhar pontos ao votar, dependendo da posição em que você vota. Hoje por exemplo votei em duzentésimo sexto, e não ganhei nenhum ponto. As regras são:

  • Votar em primeiro vale 5, segundo 2 e em terceiro 1 ponto (a qdj sai exatamente à meia-noite);
  • votar em 42 vale 4,2 pontos; em 69 vale 6,9 pontos e em 314 vale 3,14 pontos; (podia ser mais nerd!?)
  • votar na posição igual aos últimos 3 dígitos do seu IP vale 3 pontos; (por exemplo, o meu é 173)
  • votar em décimo terceiro vale menos 13 pontos;
  • uma regra bônus misteriosa vale 7 pontos;
  • propor uma boa qdj, que seja aprovada, vale 7,1 pontos no dia em que ela passa;
E aí, é claro, existe uma classificação QDJ, que mostra com gráficos de barras quantos pontos cada um ganhou com qual regra, por períodos de 2 meses. Não, não há nenhum prêmio. Mas vocês podem imaginar, caros leitores, que isso não há qualquer importância. Um nerd que se preze necessariamente preza pela sua posição na classificação QDJ, é assim e ponto. Se você não entende, é porque você não é suficientemente nerd.

Finalizo dizendo que minha posição atual é um quadrado perfeito e que estou no top 10, mas não no top 5.

3 comentários:

Unknown disse...

Faltou a foto de uma marmota.

Bruno disse...

Foda é quando seu IP é 12...

E eu tenho uma teoria de que toda a diferença entre a poli e a X pode ser explicada sabendo que por aqui a "QDJ" se limita às enquetes do banheiro da produção.

Anônimo disse...

Master-mega-upper nerd! hahahah mto bom!
Abraco
Balu