quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bresiliani Parlano Francese

A iniciativa aqui na seção atletismo, no meio de uma conversa com o Bruno, o outro brasileiro
neste glorioso esporte. Descontentes com a modesta inclinação de nossa curva de aprendizado
do idioma francês e limitada fluidez ao se comunicar nesta língua, passamos a nos comunicar
em francês, assim, no meio da conversa.

Decidi batisar o projeto em italiano: Bresiliani Parlano Francese. Mas por algum motivo, ainda
obscuro, o nome não pegou. Azar. Vou continuar chamando assim.

É um projeto ambicioso, mas já temos alguns outros adeptos.

Fazendo a comparação com o tempo que eu fiquei na Bélgica (onde aprendi holandês do zero),
lá eu não tinha com quem falar português (salvo raras exceções), e fiz um grande esforço para
usar inglês o mínimo possível, no começo. Era bastante frustrante não conseguir me expressar
descentemente mesmo após três ou quatro meses de imersão total e estudo intensivo, mas eu
persisti (não que eu tivesse muita escolha). E o ponto em que eu quero chegar é que, se eu me
lembro bem, após uns 6 meses eu já experimentava uma leve dificuldade quando precisava
falar português!!! (ao telefone por exemplo)

Aqui somos uns 30 brasileiros (só do meu ano somos 17), e posso afirmar que a parte
"português" do meu cérebro está atualmente mais ativa do que a parte "francês". Mas
com meros dois dias de Bresiliani Parlano Francese, mesmo com um número restrito de
participantes, eu diria que já senti uma leve mudança de atividade cerebral.

4 comentários:

Joanna disse...

Acho mais frustrante ainda quando você passa 6 meses estudando uma língua antes de ir pra um lugar. Aí você chega lá achando que vai arrasar e descobre que não entende NADA e não sabe merda nenhuma ;D

dinosaulo disse...

Estudei francês dois anos e meio antes de vir, o que não me poupou dessa famosa sensação.

Joanna disse...

Acredito

Danilo Balu disse...

Queridao, na boa, DEMOROU pra ter começado esse projeto!! Aqui torpedo com brasileiro só mando em inglês. E atividade social tb fujo. Não precisa ser tão radical fazendo isso, mas treine esse francês!
Abrax