quarta-feira, 16 de julho de 2008

SC#30

Férias em Palaiseau... Fui pra Paris quase todos os dias. É ótimo! Mesmo quando é só pra andar de Velib pra lá e pra cá.

Velib é o nome do sistema de empréstimo de bicicletas que tem em Paris, é algo recente, faz menos de dois anos que foi implantado aqui, pela prefeitura. Funciona da seguinte forma: em vários pontos da cidade têm um pequeno "estacionamento" de bicicletas com vagas onde ficam as velibs (as bicicletas) e um terminal de auto-atendimento, onde com cartão de crédito é possível comprar uma assinatura de 24 horas, por exemplo, por um euro.

Nesse período, você pode alugar bicicletas em qualquer ponto de velibs da cidade, e devolver em qualquer outro ponto (ou no mesmo), sendo que a cada vez que você pega uma bike a primeira meia hora sai de graça. A segunda meia hora significa mais um euro descontado no cartão, então o que fazemos é, de meia em meia hora, encontrar um velibódromo, devolver a bike e pegá-la denovo. Assim, apesar do inconveniente da meia hora, com um euro se anda de bike o dia inteiro em Paris!

A idéia é muito popular, e os parisienses usam pra caramba, até pra ir e voltar do trabalho e tal. É possível inscrever-se por um ano também, acho que custa uns quarenta e poucos euros. Realmente uma ótima idéia que está dando certo!

Aí vai um vídeo completamente aleatório sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=obuxx1bEPcM&feature=related


E aqui uma foto em Champ de Mars no 14 juillet. A torre Eiffel está na direção que estou olhando, e a multidão de cerca de 500 mil pessoas se estende até um palco lááá no fundo, onde teve um show. O espetáculo de fogos de 35 minutos que fechou a noite foi MUITO bom, foi acompanhado de ópera (mas não ao vivo, claro).

Apesar da camiseta, não encontrei nenhum politécnico por lá...

Amanhã vou pra Escócia, e depois pra Irlanda. A princípio, não esperem atualizações antes do dia 29!

Terminei "O Estrangeiro" do Camus hoje... um pouco estranho, como esperado, mas é bom e tem menos de 200 páginas, então definitivamente vale a pena.

Um comentário:

Rogger Blogger disse...

hauhaauaha
massa a peita d 100 anos de politecnólogo mario
tesao garoto