O post de hoje é dedicado à termodinâmica. Ok, eu já tive posts mais originais... mas a vida é assim mesmo, então azar o de quem não gosta de termodinâmica (em um chute conservador, eu diria 95% dos meus leitores, porque talvez o Gabriel-corretor-ortográfico não chegue a gostar mas acho que ele também não desgosta).
Aliás foi ele que me ensionou o macete. Você desenha a figurinha ali, e saem as 4 equações fundamentais:
dF = -SdT - pdV
dU = TdS - pdV
dH = TdS + Vdp
dG = -SdT + Vdp
Os potenciais F, U, H e G são a energia livre de Helmholtz, a energia interna, a entalpia e a energia livre de Gibbs, respectivamente. S, T, V e p são entropia, temperatura, volume e pressão. Se você não sabe o que é o "d", não precisa ler adiante.
(continua quando eu voltar da aula...)
Voltando, agradeço pelo comentário do leitor politécnico familiar com a técnica, efetivamente, e eu ia dar o devido crédito, esse macete é obra do professor Antunha do departamento de Engenharia Química da Poli. Não me deixam molhar o bico...
Para você que está lendo e que não tem a menor idéia do que está acontecendo (e é assim que as pessoas passam a não gostar de termodinâmica, por causa de explicações complicadas demais ou, como é o caso aqui, simples demais), ao invés se se perguntar que diabos é uma energia livre de Helmholtz, relaxe e pense em uma questão muito menos fundamental, mas que apesar de ser muito menos fundamental, é muito mais acalentadora: Como fazer para decorar o macete?
O grande professor Antunha previu uma resposta à questão, é claro. À segunda questão, é claro. Basta percorrer as letras em sentido horário, e formar uma frase. Vamos começar no S. Eis a frase do Antunha:
"Se Formos Prudentes Umas Tantas Horas Vamos Ganhar."
Pense em poker. Ou no que você quiser. Mas o fato é que eu já fui capaz de esquecer da frase. Essa parte do "umas tantas horas" não é muito intuitiva, ninguém usa uma construção dessas desde o século retrasado. Então eu trago algumas sugestões novas. A primeira é a dos urubus transgênicos homossexuais:
"Sendo Feitos de Penas, Urubus Transgênicos Homossexuais Vôam Graciosamente."
Inspirado pelo tema de aves, criei o vendedor malandro de galinhas:
"Sem Fixar Preço, Um Tunisiano Habilidoso Vendia Galinhas."
E para finalizar, caso algum professor de cursinho esteja interessado em algo mais apelativo para apresentar a seus alunos, proponho
"Seu Filho da PUT*! Homem Vagab*!" - Note que é necessário censurar a palavra PUTA, já que depois do T vem um H... foi o melhor que pude fazer.
É isso aí decore e divirta-se! No futuro, talvez, você saberá para que serve, mas isso é de menos.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
O vendedor de galinhas
às 13:15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Esse truque é familiar...por acaso o "Gabriel-corretor-ortográfico" faz Eng. Química e teve aulas com o Antunha??
hahaha...
Primeiro você fala de toda a termodinâmica chata, e justamente quando o post fica interessante pra qualquer um você manda as pobres pessoas que não entenderam o "d" pararem de ler... tsk, tsk
Aliás, fazendo valer meu posto: "Voam", sem acento =)
Postar um comentário