domingo, 13 de setembro de 2009

Cubo Mágico

Bom dia. (de quem acorda após um longo período de sono... hehe!)

O disco rígido do meu computador (novo) deu pau, e tive que entrar em contato com a Dell, o que me deixou duas semanas sem computador. Não que seja uma boa desculpa para não escrever no blog (talvez eu não tivesse escrito muito de qualquer forma), mas é uma desculpa.

Anyway, o representante da Dell que respondeu o meu email tinha um nome indiano. Parece que é comum as empresas grandes fazerem esse tipo de outsourcing, e na Índia tem muitos atendentes de SAC (lembrei do filme Slumdog Millionaire). Me mandaram um disco rígido novo na garantia, que foi entregue pela UPS, que leva o quebrado de volta (a instalação ficou por minha conta, com instruções do site). Fisicamente não existe uma "loja da Dell" em Paris por exemplo.

É o tipo de coisa que faz pensar.

Mudando de assunto, o cubo mágico da foto foi presente da namo :) Terminei de resolver há uns três dias, me tomou quase um mês (desde a Itália ainda), mas apesar de ser um 4x4 ("Rubik's revenge") é possível usá-lo como 3x3, pois as arestas ficam juntas se você não se permitir movimentos que "cortem o cubo no meio".

Aliás, se você fizer apenas movimentos "que cortem o cubo no meio" torna-se um puzzle 2x2 (mais difícil do que parece!).

Enfim, resolvi o 3x3. O 4x4 é o próximo desafio. Foi a terceira vez que eu tentei resolver um desses, e a segunda vez que eu tentei usar alguma teoria para facilitar. Da última vez não tinha dado certo, mas dessa vez ajudou mesmo, por incrível que pareça! Na foto estão alguns rascunhos e matrizes que me ajudaram hehe! Cheguei até a pensar que as aulas do Colmez sobre representação de grupos teríam servido para alguma coisa. Lembrando melhor das ditas aulas, reconheço que não serviram para nada mesmo, mas o curso em si, como um todo, até serviu.

A foto é da webcam porque minha Canon parece que estragou :( Azar com eletrônicos ultimamente, mas espero que dê para arrumar, eu gosto daquela câmera.

Vou voltar a fazer o relatório de estágio agora, até em breve, eu acho!

4 comentários:

Danilo Balu disse...

Por favor, diga que é mentira rascunho e matrizes para resolver o cubo mágico...

dinosaulo disse...

Certas coisas só são possíveis com uma boa dose de férias em casa!

Unknown disse...

Mano do céu! Você continuou com essa neurose todos esses anos?
Mas enfim, parabéns. Eu continuo sem olhar a resolução e sem conseguir absolutamente nada.
Beijinhos

Unknown disse...

Comecei a estagiar há algumas semanas, teoricamente eu sou do marketing, onde eu achei que fosse encontrar pessoas normais, mas por incrivel que pareça, eles são neuróticos por cubos mágicos. Tem o normal 3x3, tem um 3x3 com imagens na faces, e agora alguém arranjou um daqueles neuróticos em forma de dodecaedro!
Tava mostrando pro povo aqui as suas contas pra resolver o cubo.

Ainda estou tentando achar aquela sequencia de movimentos L.I. que magicamente me fará chegar no cubo feito.;-)