sábado, 13 de junho de 2009

Troisième année

Minha escolha para o terceiro ano aqui da X (que é na verdade o meu segundo ano na França) já foi feita: programa de aprofundamento "Energias do século XXI".

Recapitulando o funcionamento geral ao longo dos nabos, digo, anus, digo, anos aqui da X: Tudo começa com o prelúdio que é o tronco comum. Depois de tomar o tronco vem a sequência de curtos e longos, entrecortada pelas orais dos diversos projetos e módulos experimentais do segundo ano. Finalmente, no terceiro ano, é preciso escolher um programa de aprofundamento, para abrir, digo, fechar com nabo, digo, chave de ouro!

Falando sério agora, o que significa "programa de aprofundamento" (PA)?

Para simplificar, é um pacote de matérias. No segundo ano as matérias são bem de base, e não há tantas escolhas (como comentei em um post anterior). Já no terceiro ano as matérias oferecidas pelos 8 departamentos (BIO, CHI, ECO, INF, MAT, MAP, MEC, PHY) são muito numerosas, pois são mais específicas. Para orientar a escolha do aluno, organizaram os 15 PA's (alguns com subopções). Dentro do PA ainda existem escolhas para se fazer entre as matérias.

Também é permitido escolher matérias aleatórias de PA's diferentes, mas nesse caso os professores podem implicar e perguntar o que você quer fazer da vida para ter escolhido ao mesmo tempo "Interações fluido-estrutura", "Grupos Fundamentais na Mecânica Quântica" e "Identidade celular e biologia do sistema imunitário".

O PA que escolhi foi criado no ano passado e teve grande sucesso. Ainda não sei quantos o escolheram nesse ano, mas pelo que pergunto poraí parece que vai bombar. Acho que é uma questão do nome apelativo. Aliás não sei porquê "Energias do século 21". Qualé? Já faz 10 anos que estamos no século 21! Ia estudar as energias do século 18 decerto? Ou 22? É uma escola de engenharia, não de história ou de science-fiction! Mas ok. Vamos às matérias que escolhi:

Trimestre 1:
MEC551 - Ruptura e plasticidade
PHY555 - Energia e meio-ambiente
PHY558 - Reatores nucleares
PHY579 - Física da conversão e estocagem

Trimestre 2:
ECO564 - Economia no mercado de energia
MEC566 - Escoamentos e transferência de calor
PHY569 - Fusão
PHY586 - Tecnologia dos reatores nucleares e ciclo do combustível

Trimestre 3: estágio de pesquisa ainda a encontrar.

Um comentário:

Unknown disse...

O trimestre 1 parece meio pesado, já o 2, mais interessante. Boas escolhas!