segunda-feira, 6 de abril de 2009

Na mãe Rússia...

Encontrei este artigo interessante sobre fasciite plantar (a dor no pé que eu tenho). Em uma certa altura ao tratar de palmilhas ortopédicas o cara fala o seguinte:

Debate has raged for decades as to whether or not orthotics are necessary or simply a crutch (Keating 1992). The Russians have no translation for foot orthotics and subsequently do not use orthotics. When asked about the severity of their athlete's foot problems I was told, "We have no foot problems. We strengthen the foot."
[ Há um debate de décadas sobre orteses (no caso, palmilhas ortopédicas) serem necessárias ou apenas auxiliares. Os Russos não têm tradução para palmilha ortopédica e consequentemente não usam. Quando perguntados sobre a gravidade dos problemas de pé em seus atletas, me disseram, "Nós não temos problemas de pé. Nós fortalecemos o pé." ]

Note a grafia "The Russians", com R maiúsculo, haha! Me lembrou daquela lenda de que na Rússia eles não têm teclado: os computadores são operados com geradores de tensão e corrente...

Me lembrou também daquela história de que a NASA teria investido 11 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse a zero-G, no espaço, enquanto os russos investiram alguns copeques na livraria da esquina e usaram lápis. Bom, é falso, ao menos para aqueles que confiam na Wikipedia (como eu...). Este artigo desmente a lenda.

Foto: englishrussia.com. A estátua de Lenin no fundo, com um buraco aberto
no "lado de trás" foi uma pegadinha de primeiro de abril em São Petersburgo.

3 comentários:

Bruno disse...

Não entendi o que o "The Russians" tem de especial...é só o jeito bizarro dos anglófonos de se referir a algum povo, nada particular com nossos queridos soviéticos...

dinosaulo disse...

Me precipitei ao achar que a grafia correta seria "russians" com R minúsculo como em português. Acabo de descobrir que nomes de povos, em inglês, são com letra maiuscula.

Danilo Balu disse...

juva... em inglês se usa maiúscula.. hhaha...

Esqueça os russos, eles não sabem nada de fasciite! Vem no Baluzão que eu te consagro!

Abrax