segunda-feira, 27 de abril de 2009

Budapest

Budapeste foi a cidade em que pudemos ficar menos tempo; deu para aproveitar bem os dois dias mas alguns dias a mais não teriam feito mal.

Vamos lá, de cima para baixo... a ponte da foto, sobre o Danúbio, se chama Széchenyi lánchíd. Entre parênteses, a língua húngara é uma língua completamente a parte, que não parece em nada com nenhuma língua habitual, e é aparentada apenas (e meio de longe ainda por cima) do finlandês, outra língua pra lá de estranha.



Mas voltando, a Ponte Széchenyi data de 1849, e se hoje ela é bonita imagine o que era na época! Ela liga as duas "ex-cidades", Buda e Pest, que hoje formam uma única cidade, capital do país. Todas as pontes de Budapeste foram destruídas durante a 2a guerra e a reconstrução da Széchenyi terminou no ano do centenário, em 1949.

A sopa se chama gulyás, é o prato típico e é delicioso! Mas não deixe a Hungria sem provar uma Sztapacska, que também é supimpa ;)


Usamos bicicletas amarelas alugadas que para subir no Budai Vár (Castelo de Buda - nada a ver com o budismo, só para deixar claro), visto de Pest no entardecer na foto da direita.


Em seguida, a Országház (Casa do Parlamento) vista do Danúbio e a imperdível Széchenyi Fürdö, a maior casa de banhos da Europa, com piscinas alimentadas por fontes termais além de saunas e diversas outras mini-piscinas a várias temperaturas dentro do prédio. A entrada por 3 horas custa 2800 Forints, ou seja... menos de 10 euros!

Para terminar, a House of Terror. É o museu do comunismo e definitivamente passagem obrigatória de todo visitante.

2 comentários:

Joanna disse...

Bonita a foto da ponte =]

Danilo Balu disse...

Ainda bem que vc foi nesse museu do comunismo! Vi no outro post que havia gostado do de Praga, mas esse é mto melhor!
Abrax