segunda-feira, 9 de março de 2009

O estágio DFHM


Sempre com a incrível capacidade do Departamento de Formação Humana e Militar da escola de encontrar meios de eficácia duvidosa de "contribuir com nossa formação", durante quatro semanas do próximo verão (julho/agosto) sou obrigado a fazer um estágio.

Normal, você dirá...

Mas não é um estágio qualquer. É um estágio "de contatos humanos" (lindo nome, não?), também conhecido como estágio operário. O aluno é obrigado a ocupar uma posição chão-de-fábrica, nada de trabalho intelectual de futuro engenheiro ou coisa assim. Na verdade nem o próprio DFHM sabe direito o que eles querem que a gente faça (como admitiram em uma recente reunião com a Kès).

Mas enfim, esse estágio é talvez a idéia DFHM menos pior de todas.

Para os alunos franceses o estágio deve ser feito no exterior, então como ponto positivo para a formação há pelo menos o fato de forçar o cara a passar um tempo fora. Para nós, meros estrangeiros, é o contrário, e fazem de tudo para ficarmos na França por pelo menos metade do que seriam nossas férias. Novos critérios, claramente injustos, baseados em notas de testes de francês, determinam se eles vão ou não te deixar fazer o estágio fora.

Como o mapa ao lado não parece nem um pouco com o mapa da França você já deve ter adivinhado que eu tive sorte com esses critérios.

Se tudo correr bem, entre fim de Julho e começo de Agosto serei "operário" da Tonali, sediada no minúsculo vilarejo de Arluno, a uns 20km de Milano. Yeey! =)

Nenhum comentário: