quarta-feira, 25 de março de 2009

341

É Minha posição n"O Classement", que recebi por email na semana passada.

"O Classement" é uma classificação dos alunos que leva em conta seus "resultados acadêmicos" na X. Assim, o primeiro d'O Classement é o aluno com a média global mais alta, que aliás, torna-se o porta-bandeira das cerimônias militares da escola... eu diria que é o preço que se paga para compensar a glória de ser o primeiro da primeira escola do país!

Mas de uma forma menos fútil, O Classement serve para selecionar os alunos que vão poder integrar o "Corps", ou seja, vão para umas escolas fudidas para depois trabalhar em cargos importantes do estado francês por salários astronômicos. Essa possibilidade é aberta apenas aos franceses e para cidadãos da UE, me parece.

Mas apesar de ser cidadão italiano toda essa história de trabalhar para o governo francês não me interessa... de toda forma é coisa para os primeiros da lista, e eu sou o trezentésimo quadragésimo primeiro de 401 alunos.

Se a turma tivesse 10, eu seria o penúltimo. \o/

2 comentários:

Danilo Balu disse...

hahaha mto boa!

p.s.: vc deve estar lendo o livro aí do lado letra por letra ou então um parágrafo por dia....

dinosaulo disse...

Eu sei que é difícil acreditar, mas simplesmente não dá tempo de ler. Assim após longos intervalos sem ler eu tenho que recomeçar o capítulo ou até o livro todo (já recomecei uma vez) e é assim que a leitura não rende. Provavelmente vou terminar no verão, com as férias, como é de praxe.