segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Momento Myth Buster



Antes de continuar, visite a comic 482 do xkcd. Ela traz uma visão artística em escala log do tamanho das coisas, algo que eu sempre quis fazer e aliás até fiz, há uns seis meses, e tenho a folha aqui, esperando uma oportunidade de ser escaneada para postar pra vocês. Mas achei essa do xkcd (junto com a 485) muito mais artística do que a minha versão.


Se você deixar o mouse parado sobre a tirinha por alguns décimos de segundo, vai ver um comentário bônus (sim, meu caro, agora você terá que reler todas as tirinhas xkcd em busca das piadas bônus!). Na tirinha em questão o autor comenta acreditar que a Torre Eiffel poderia ter os lados retos em uma escala log.

Esse comentário me tocou. Há meses eu queria verificar.

Então hoje eu passei uma foto da Torre Eiffel para escala logarítmica vertical usando apenas o paint, uma folha de rascunho usada e uma caneta azul.

Tirem vossas próprias conclusões.

Topo: Foto original / Centro direita: Torre Eiffel em escala log / Centro esquerda: Comparação com a arte de xkcd / Em baixo: Pedaço de rascunho usado e caneta utilizados. As anotações em azul referem-se ao projeto torre-log e foram feitas por cima das anotações à lápis, referentes a um exercício de mecânica.

5 comentários:

Anônimo disse...

EURECA !

Anônimo disse...

Acho q se vc pegar a foto da torre de frente mesmo vc consegue.

Essa sua foto vc ta na base dela olhando pra cima e talvez isso muda a forma da curva.

Breu disse...

Olha a procastinação ... :P

Anônimo disse...

"A careful plot of the tower curvature however, reveals two different exponentials, the lower section having a stronger resistance to wind forces" (http://en.wikipedia.org/wiki/Eiffel_tower)

Portanto, usando um laptop com internet e meu dedo indicador, deduzo que os lados da torre em esala logarítimica não são retos, mas sim compostos por dois segmentos de reta. Legal, né?

Anônimo disse...

não