segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Colônia

Ou Köln, para os íntimos. Não é meu caso, aliás, para ser sincero, eu nem sei como pronunciar.

Minha sensação ao estar na Alemanha foi diferente, por estar em um país onde eu não falo o idioma local. Eu nunca tinha me tocado, mas há tempos que eu não fazia isso e me senti estranho.

Eu sempre soube e até disse aos outros que a experiência é outra quando se sabe a língua, mas o sentimento me pegou de surpresa. É você se sentir o mais perfeito turista, que não sabe pedir uma informação na rua sem apelar para o inglês. É você ver os nativos perambulando pela cidade que você visita e ter a certeza de que você não os entende. Você não sabe o que eles pensam, do que eles gostam ou não gostam, é ver a cidade através de uma vitrine: você vê tudo, sempre por aquele mesmo ângulo, não pode tocar em nada, então só dá aquela olhada meio por cima e volta.

Mas claro, é muito legal também. É se deparar com o desconhecido, como em qualquer viagem, com o bônus de que é mais desconhecido ainda, e um desafio maior para entendê-lo!

Colônia é a 4a maior cidade da Alemanha, com 1 milhão de habitantes. Foi quase que inteiramente destruída durante a 2a guerra e posteriormente reconstruída, e possui uma linda catedral, no melhor estilo gótico, que levou mais de 600 anos para ser terminada (em 1880) e é hoje protegida pela Unesco (seja lá o que for que isso quer dizer!). Só estando lá pra vê-la se erguer como um monstro ameaçador contra os céus alemães estrelados!

E quando eu voltar, vou saber falar alemão.

6 comentários:

Unknown disse...

Subiu os 509 degraus da Dom?
Aliás, 509 é algum número cabalístico?

dinosaulo disse...

509... não é um quadrado perfeito, isso é certo.

Por falar nisso, a Torre Eiffel tem 1789 degraus, para celebrar o ano da Revolução.

Não subi. Ainda que eu esteja acostumado com os famosos quase 300 degraus de Lozère, calculei que levaria muito tempo, e mesmo com minha irmã disposta a ir se eu fosse, eu estava com minha mãe e minha tia, então fiquei olhando de baixo mesmo!

Unknown disse...

509 é primo?

dinosaulo disse...

po faz a conta véi!

Unknown disse...

509 é primo!!!!
Será que o contrutor pensou nisso?

dinosaulo disse...

Não sei, mas naquela noite você conseguiu prolongar o tempo entre a hora que eu deito na cama e a hora que eu começo a dormir, tempo durante o qual eu fiquei encasquetado com esse 509 e calculando por uns 10 minutos para concluir para meu espanto e desapontamento que de fato esse maldito número tão qualquer é primo.